Moradores de três municípios paraenses terão uma eleição peculiar no próximo dia 6 de outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores de Brasil Novo, São Miguel do Guamá e Sapucaia contarão com apenas um candidato na disputa pela prefeitura.
Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que, em 214 cidades do país, há somente um candidato a prefeito registrado na Justiça Eleitoral. Este é o maior número de candidaturas únicas desde o início dos estudos da confederação, em 2000.
O perfil das cidades
- Brasil Novo, no sudoeste do Pará, possui 16.619 eleitores aptos a votar. O atual prefeito, Weder Makes Carneiro, busca a reeleição pelo MDB.
- Já São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, conta com 41.131 eleitores. Eduardo Sampaio Gomes Leite, também do MDB, tenta se reeleger à frente do município.
- Sapucaia, situada no sudeste paraense, tem 5.842 eleitores aptos. O candidato Wilton Miranda de Lima, do MDB, concorre à reeleição.
Um voto é suficiente
Pela Lei de Eleições, o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos será considerado eleito, mesmo que a maior parte dos votos seja em branco ou nulo. Isso significa que, mesmo em um cenário com uma única candidatura, o eleito será o que tiver ao menos um voto válido.
Essas cidades enfrentam um processo eleitoral diferente, onde os eleitores têm apenas uma opção para escolher quem administrará seus municípios pelos próximos quatro anos.