A Polícia Militar do Pará vem intensificando suas ações de retirada de armas de fogo das ruas, medida fundamental para garantir a segurança da população e reduzir o risco de confrontos fatais. Essa iniciativa tem resultado em uma significativa diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e impacto positivo na redução de delitos como roubo e tráfico de drogas.
Na última quarta-feira (28), o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), através do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), realizou duas importantes apreensões de armas nos municípios de Castanhal e Igarapé-Açu.
Apreensão em Castanhal
Em Castanhal, a primeira ação ocorreu por volta das 8h, quando militares da 3ª CIA/5° BPM responderam a um chamado do Núcleo Integrado de Operações (Niop) sobre uma possível invasão a uma propriedade na Rua Dois de Fevereiro, no bairro Santa Catarina. Ao chegar ao local, a guarnição foi informada por moradores de que diversos disparos de arma de fogo haviam sido ouvidos, e um dos autores foi apontado.
Durante a abordagem ao suspeito, foi encontrada uma pistola Taurus TH .40, com um carregador e nove munições. No entanto, o cenário se complicou quando a população local começou a arremessar objetos na área da abordagem, atingindo inclusive o veículo do suspeito, o que obrigou os policiais a redirecionarem a atenção por questões de segurança. Aproveitando o tumulto, o suspeito conseguiu fugir.
Posteriormente, dois outros homens foram identificados e abordados. Com eles, a polícia encontrou uma pistola Taurus G2C com três carregadores e 34 munições, uma pistola Taurus PT100 calibre .40 com três carregadores e 57 munições. No veículo de um dos abordados, foram encontrados um taco de beisebol, um spray de pimenta e uma algema. Já no carro do segundo abordado, foi localizada uma espingarda calibre .12 com seis munições e três placas de fundo de carregadores de pistola.
Todos os suspeitos e materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Castanhal, onde foram realizados os procedimentos legais.
Apreensão em Igarapé-Açu
Mais tarde, por volta das 18h, outra apreensão ocorreu em Igarapé-Açu. A equipe do 19° Pelotão Destacado foi acionada após uma denúncia sobre um homem que estaria exibindo uma arma de fogo em público na região do Km 09 da PA-127, entre Igarapé-Açu e Maracanã. Ao chegar ao local, o suspeito já havia se retirado, mas foi localizado posteriormente na Avenida Barão do Rio Branco, no centro de Igarapé-Açu.
Durante a abordagem, os policiais encontraram um revólver calibre .38 e cinco munições intactas. O indivíduo, que apresentava sinais claros de embriaguez, como odor alcoólico, dificuldades na coordenação motora e olhos avermelhados, admitiu ter consumido álcool. Ele foi encaminhado à Delegacia de Igarapé-Açu para o registro da ocorrência e adoção das medidas cabíveis.
Essas ações da Polícia Militar do Pará demonstram o compromisso da instituição com a segurança pública, promovendo a paz e a ordem nos municípios de Castanhal e Igarapé-Açu. A retirada de armas das ruas é um passo essencial para a construção de uma sociedade mais segura e tranquila para todos.