Na noite de segunda-feira, 23 de setembro, militares do Grupamento Falcão do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), subordinado ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), intensificaram suas rondas e abordagens no bairro Jaderlândia, em Castanhal. O objetivo da ação foi coibir a prática de crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas na região.
Durante o patrulhamento, a equipe avistou um homem conduzindo uma motocicleta sem placa na rodovia BR-316. Após abordagem e consulta ao banco de dados, os militares identificaram que o veículo estava com registro de furto/roubo. O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Em seguida, durante a noite, dois homens que transitavam em uma motocicleta, conduzida de maneira perigosa, foram flagrados pelos agentes. A dupla foi abordada e encontrada com uma arma de fabricação caseira e uma motocicleta com registro de furto/roubo. Além disso, constatou-se que ambos estavam foragidos do sistema penitenciário e haviam acabado de praticar um roubo em uma praça do bairro. A dupla e os objetos apreendidos foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil.
Ainda na noite do dia 23, os militares visualizaram um homem que arremessou um objeto em um terreno ao notar que seria abordado. Após a abordagem, foi constatada a posse do suspeito de uma porção de substância análoga à maconha, 165g de substância análoga ao oxi, quatro munições calibre .22mm, duas balanças de precisão, sacos plásticos transparentes utilizados para embalar os entorpecentes, além de oito aparelhos celulares e R$2.837,00 em espécie. O suspeito e os materiais apreendidos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil.
Com essas ações, foram recuperadas duas motos, apreendidas drogas e munições, além de outros objetos usados em práticas ilícitas. Essa ação reforça o compromisso do 5º BPM com a segurança da população de Castanhal e demonstra a eficiência da estratégia do motopatrulhamento, um processo de policiamento baseado em celeridade, técnica e legalidade, que contribui para a redução da criminalidade na região.