Nesta terça-feira (17), a Polícia Civil do Pará deflagrou uma operação que resultou na prisão de dois suspeitos ligados a uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas e pela tentativa de assassinato de policiais. A ação, que incluiu o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, foi conduzida por agentes do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Castanhal, Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e outras unidades.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, a operação mirou suspeitos que planejavam executar dois policiais, sendo um investigador da PCPA e um sargento da Polícia Militar de Inhangapi. “Esses indivíduos integravam uma facção criminosa que, além do tráfico de drogas, buscava assassinar policiais que atuavam no município de Inhangapi”, afirmou o delegado.
Dos dois alvos principais, um foi morto em confronto com a polícia, enquanto a outra foi presa em sua residência. Durante a abordagem, a mulher estava em posse de drogas e materiais utilizados para o tráfico, sendo presa em flagrante. Além dela, um homem também foi capturado e é investigado por um homicídio em Icoaraci.
A operação, denominada “Arcanjo”, foi planejada com base em informações de inteligência, como explicou o delegado Temmer Khayat, do NIP. “As informações sobre os planos dos alvos chegaram através de um levantamento de inteligência, e a partir disso, solicitamos medidas cautelares ao Poder Judiciário”, detalhou.
Ambos os suspeitos estão agora à disposição da Justiça, e a operação marca mais um importante passo no combate ao crime organizado na região.