Uma operação realizada entre segunda-feira (23) e sexta-feira (27) desarticulou onze fraudes no consumo de energia elétrica nos municípios de Castanhal, Vigia, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá, no nordeste do Pará. Segundo a Equatorial Pará, responsável pelo fornecimento de energia, foram desviados 66 Mega Watts (MWh), quantidade suficiente para abastecer 70 casas populares por um ano.
Durante a ação, que contou com a participação da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) e da Polícia Científica, foram constatadas cinco fraudes em medidores de energia e seis desvios diretos na rede elétrica. Onze pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos.
Penalidades
A Equatorial informou que o furto de energia elétrica, conhecido como “gato”, e a fraude em medidores, configurada como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Ambos os delitos podem resultar em penalidades severas, como multa e até mesmo prisão.
Como denunciar?
A população pode contribuir para o combate a fraudes no consumo de energia elétrica realizando denúncias através do site oficial da Equatorial Energia (www.equatorialenergia.com.br). Na plataforma, é possível fornecer informações sobre a situação, como endereço, município, código único, número do medidor, pontos de referência, além de anexar imagens e vídeos.
Também é possível denunciar suspeitas de irregularidades através da Central de Atendimento da Equatorial pelo número 0800 091 0196.