Na última terça-feira (9), a Polícia Civil, através da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), com o apoio da Polícia Militar, prendeu um homem em flagrante por crime de maus-tratos a animais no bairro do Tenoné, em Belém.
Segundo o delegado-geral Walter Resende, a ação foi resultado de uma operação contínua e coordenada pela Demapa, que já havia cumprido anteriormente um mandado de busca no local. “A Polícia Civil já havia cumprido um mandado de busca e agora foi cumprido o pedido de prisão preventiva pelo crime de maus-tratos. Este é um assunto extremamente importante que, através da Demapa, tem sido duramente combatido. Realizamos diversas operações, ações de combate e conscientização. Nesse sentido, as denúncias por parte da população são cruciais para apuração desses crimes”, afirmou Resende.
Ao chegarem na residência, a equipe policial encontrou dois cães mortos. O suspeito, que não estava em casa no momento, foi localizado e preso em flagrante após diligências realizadas pelas equipes da Demapa e da PM. Ele foi encaminhado à delegacia para as devidas providências.
As investigações revelaram detalhes chocantes sobre os maus-tratos. Um dos animais foi encontrado por vizinhos com uma lesão aparente na cabeça e um pedaço de pau próximo ao corpo, enquanto o segundo animal, que não apresentava lesões aparentes, foi possivelmente sufocado, conforme indicam as cordas com “nós de forca” encontradas na casa.
Além disso, há três meses, o homem foi flagrado por câmeras de segurança praticando zoofilia em animais, o que levou ao cumprimento de um mandado de busca durante a investigação.
“De imediato, solicitamos a remoção dos animais para a realização de necropsia e uma vizinha foi intimada para prestar declarações”, pontuou o delegado da Demapa, Leandro Lima.
Essa operação reforça o compromisso da Polícia Civil e da Demapa na luta contra os maus-tratos a animais, ressaltando a importância da participação da comunidade na denúncia e combate a esses crimes.