A Justiça Federal condenou nesta segunda-feira (1º) a ex-prefeita de Bujaru, Maria Antônia da Silva Costa, três ex-secretários municipais e um empresário por desvios de recursos públicos destinados à compra de medicamentos. A sentença foi resultado de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), revelando um esquema que desviou cerca de R$ 376 mil entre os anos de 2009 e 2010.
Os ex-secretários municipais José Maria Amaral Santos, Euclides de Araújo Lima e Lindon Júlio Santiago dos Santos foram condenados a penas que variam de quatro anos e oito meses a sete anos e dois meses de reclusão. Já o empresário Luís Antônio da Silva Delgado recebeu a maior pena, de oito anos e dez meses de prisão, além de multa.
A operação ‘Vide Bula’, realizada em novembro de 2010, revelou a participação de um grupo de empresas fornecedoras de medicamentos que operavam sem licitação, incluindo quatro empresas fantasmas de Castanhal. As investigações, conduzidas pelo MPF, Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), apontaram diversas irregularidades como sobrepreço, superfaturamento, pagamento por medicamentos não entregues, falsificações em documentos fiscais e simulações de licitações.
Além de Bujaru, outras ações penais revelaram esquemas similares em municípios paraenses como Colares, Magalhães Barata, São Domingos do Capim, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta.
Maria Antônia da Silva Costa já havia sido condenada em 2016 por compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008, resultando na cassação de seu mandato e na obrigação de indenizar os cofres públicos em R$ 97 mil, acrescidos de juros e correção monetária.