Na manhã desta quarta-feira (21), uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de dois homens suspeitos de integrarem uma organização criminosa em Castanhal. A ação também culminou na apreensão de uma arma de fogo, munições de diversos calibres e um dispositivo bloqueador de sinal.
A equipe de motopatrulhamento do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM) foi acionada por agentes da Polícia Civil para o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Castanhal. Os dois homens detidos são investigados pela prática de dois homicídios ocorridos no bairro Pantanal, em novembro de 2023.
Durante a operação, com um dos suspeitos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, munições calibres 38, 32 e 9mm, um carregador de pistola 9mm e um “jammer”, dispositivo usado para bloquear sinal de telefone, rádio e internet. Todo o material apreendido e os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Castanhal.
A operação demonstra o trabalho conjunto e estratégico das forças de segurança do Estado do Pará, que conta com a integração da Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Segundo a Segup, os investimentos em novas tecnologias, inteligência e no aperfeiçoamento do material humano têm sido fundamentais para a redução dos índices de violência em todo o estado.
A ação rápida e eficaz das forças policiais é um exemplo de como a integração entre os órgãos de segurança pública tem contribuído para a manutenção da ordem e da segurança da população em Castanhal e em todo o Pará.