Na noite desta segunda-feira (08/07), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Belém divulgou o relatório de balneabilidade que aponta quatro praias impróprias e treze liberadas para os banhistas na capital paraense. As praias impróprias são: Praia do Cruzeiro, em Icoaraci, Praia do Belo Paraíso e Praia do Amor, em Outeiro, e a Praia do Paraíso, em Mosqueiro. A Praia do Paraíso apresentou valores discrepantes nas amostras e necessitará de novas análises para confirmação.
Por outro lado, todas as cinco praias da ilha de Cotijuba foram aprovadas para banho. As praias Vai Quem Quer, do Amor, Funda, do Farol e da Saudade estão liberadas. Em Outeiro, as praias da Brasília e Grande foram liberadas, enquanto as praias do Belo Paraíso e do Amor foram reprovadas. Na ilha de Mosqueiro, foram liberadas as praias do Areião, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Marahu e São Francisco, com exceção da Praia do Paraíso.
O relatório destaca que os valores encontrados nas amostragens da Praia do Paraíso requerem novas análises devido às discrepâncias observadas. Os resultados são preliminares e podem sofrer alterações até o fim do período de coleta para análise de balneabilidade, que se encerra em 18 de julho de 2024. As análises realizadas entre 17 e 28 de junho foram conduzidas pelo Instituto Evandro Chagas.
Praias Liberadas para Banho em Belém:
- Cotijuba: Vai Quem Quer, do Amor, Funda, do Farol e da Saudade
- Outeiro: Brasília e Grande
- Mosqueiro: Areião, Chapéu Virado, Farol, Murubira, Marahu e São Francisco
Praias Impróprias para Banho em Belém:
- Icoaraci: Praia do Cruzeiro
- Outeiro: Praia do Belo Paraíso e Praia do Amor
- Mosqueiro: Praia do Paraíso (necessidade de novas análises)
Esses resultados são essenciais para a segurança dos banhistas e destacam a importância das análises contínuas para garantir a qualidade das águas nas praias de Belém.