Na última terça-feira, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizaram uma importante apreensão de queijo muçarela clandestino na cidade de Ipixuna do Pará, localizada na Região de Integração do Rio Capim. A mercadoria, que totalizava 462 quilos, foi interceptada durante uma fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia BR-010.
Durante a abordagem, os agentes da PRF notaram que a camionete transportava um peso acima do permitido, o que levantou suspeitas. Ao inspecionarem a carroceria, foram encontrados 110 tabletes de queijo muçarela, todos sem o selo de inspeção sanitária e em condições inadequadas de refrigeração.
A Gerência de Trânsito de Agropecuário (Gtagro) da Adepará foi imediatamente acionada para realizar a apreensão em conjunto com a equipe da Agência de Defesa de Ipixuna do Pará. Segundo Glenda Caires, fiscal agropecuária responsável pela operação, o queijo tinha origem em uma queijaria de Rondon do Pará e estava destinado à venda em um supermercado de Mãe do Rio.
“Por não possuir o selo de inspeção sanitária, o produto violava as normas de higiene e as boas práticas de fabricação, representando um risco à saúde dos consumidores”, explicou Glenda.
O condutor da camionete, que também era o proprietário da carga, foi autuado, multado e liberado após os procedimentos legais. Os fiscais lavraram o auto de infração, o termo de apreensão e o termo de inutilização do produto, que foi destruído de maneira segura no aterro sanitário de Ipixuna do Pará.