Por Kamila Murakami
A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio da Diretoria do Interior, promoveu, neste sábado (30), a terceira edição do projeto “Defensoria Presente no Interior”, na sede do Núcleo Regional do Guamá, em Castanhal.
O “Defensoria Presente no Interior” é uma iniciativa que visa descentralizar os serviços da Defensoria Pública do Pará, além de dar vazão aos atendimentos de cada núcleo regional, com o propósito de levar o acesso à justiça e à cidadania para as pessoas que residem em localidades mais distantes da capital.
Na edição de Castanhal, foram mais de 100 atendimentos realizados, que haviam sido previamente agendados, com serviços referentes à área cível, família e enfrentamento à violência de gênero, além de orientações sobre direitos do consumidor, moradia, saúde, entre outros temas de interesse da população.
A assistida Maria Helena, de 37 anos, foi um dos casos atendidos no mutirão. Ela conta que procurou a ajuda da DPE-PA com o objetivo de regularizar a situação do pagamento da pensão alimentícia das filhas por parte do genitor.
“Para mim, vai ser muito importante porque eu moro de aluguel e preciso muito. Eu estive aqui uns quinze dias atrás buscando informação, rapidamente fui atendida e tive todas as minhas dúvidas esclarecidas. Foi agendado para a data de hoje. Eu obtive sucesso, então gostei muito”, disse ela.
Além do atendimento jurídico, no auditório da regional uma equipe de servidores da Defensoria paraense realizou palestras e orientações sobre temáticas relacionadas à convivência familiar.
“Esse projeto é, de fato, muito importante porque, com ele, a gente consegue trazer os serviços da Defensoria Pública de forma mais efetiva e célere para a população, em especial, hoje, aqui nesse município, que é Castanhal. Além dos atendimentos jurídicos, é muito importante destacar que, nos mutirões, a gente traz o serviço de educação em direitos, que faz parte da missão institucional da DPE-PA”, explica a coordenadora do “Defensoria Presente no Interior”, defensora pública Ana Cláudia Cabral.
A coordenadora do Núcleo Regional do Guamá, defensora pública Alba Aline, destaca que essa é a segunda edição do mutirão na sede. “Ter esse evento é muito significativo, porque nós podemos dar uma grande vazão no atendimento e na demanda. Castanhal é uma cidade com 200 mil habitantes e nós temos um volume de trabalho muito grande. Além de cinco defensores aqui da regional, contamos com o apoio de mais cinco defensores e toda uma equipe de assessores que vieram da Diretoria do Interior para nos dar suporte de atendimento”, cita.
Serviço:
A sede do Núcleo Regional do Guamá, em Castanhal, fica localizada na Rua Senador Antônio Lemos, Nº 946, bairro Centro. Para informações e agendamentos, entre em contato pelos números (91) 97400-8144; (91) 97400-1660; ou (91) 98121-7584. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.