Castanhal, PA – A cidade de Castanhal se prepara para receber um evento de grande importância para a educação: o 1º Congresso Nacional de Educação Especial (CNEEI). Realizado pelo Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com outras instituições de ensino superior, o evento acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro.
Com o tema “Perspectivas para a formação de professores da Educação Básica”, o congresso busca promover um debate aprofundado sobre a inclusão escolar e a formação de profissionais qualificados para atender às necessidades de estudantes com diferentes habilidades.
A importância da formação inclusiva
Segundo a professora Débora Alfaia, a diversidade é uma realidade nas escolas e a formação de professores para atuar nesse contexto é fundamental. “É preciso formar um educador que compreenda, respeite e apoie a inclusão da diversidade, do direito de todos e todas terem acesso a uma educação com qualidade e equidade”, afirma a professora.
O evento abordará desafios como a expansão da formação em Educação Especial Inclusiva no Brasil e a importância de uma formação docente crítica e com qualidade social.
Parfor Equidade e a expansão da formação
Com o objetivo de ampliar o acesso à formação de professores em áreas como a Educação Especial Inclusiva, o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica – Parfor Equidade tem sido fundamental. A UFPA, em parceria com a UFJF, já oferece a Licenciatura em Educação Especial Inclusiva em diversas cidades paraenses, como Castanhal, Cametá e Marapanim.
Participe do CNEEI!
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser realizadas através da página do evento. A programação contará com atividades presenciais em Castanhal, Redenção (CE) e Juiz de Fora (MG), além de transmissão ao vivo.
Não perca essa oportunidade de discutir o futuro da educação inclusiva e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária!