As moradoras dos bairros Jurunas, em Belém, e Estrela, em Castanhal, tiveram a oportunidade de participar de oficinas de produção artesanal de eco bijuterias, realizadas com resíduos sólidos recicláveis, como papel, papelão e embalagens. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), aconteceu na Usina da Paz do Jurunas/Condor nos dias 21 e 22 de agosto, e na sede do Movimento de Cultura Afro-brasileira e Arte Popular (Mocaap) no bairro Estrela, em Castanhal, no dia 14 de agosto.
Em Castanhal, a oficina foi organizada a convite da Secretaria de Meio Ambiente do município, cujos técnicos já haviam participado de capacitações anteriores promovidas pela Ceam. As oficinas em ambos os locais reuniram, ao todo, 30 moradoras, que aprenderam a confeccionar colares, pulseiras e brincos a partir de materiais que seriam descartados.
A iniciativa, além de contribuir para a preservação ambiental ao reutilizar resíduos sólidos, também visa estimular a geração de renda para as participantes, incentivando a comercialização das peças produzidas. Francimere Modesto, uma das participantes da oficina em Castanhal, expressou sua gratidão pela oportunidade: “Hoje eu aprendi a reutilizar as caixinhas do remédio que eu jogava fora, poluindo. Aprendi como fazer um brinco, um colar e o conjuntinho que eu fiz hoje, lindo e maravilhoso. Eu amei e agradeço a oportunidade que hoje me deram pra fazer essas bijuterias lindas e maravilhosas da caixinha de remédio”, contou Francimere.
Em Belém, o técnico da Semas, Gilton Moura, responsável pela oficina no Jurunas, ressaltou a importância da ação para a comunidade: “O grande objetivo dessas oficinas é, de forma direta, proporcionar a produção de um produto viável para comercializar, sendo totalmente à base de materiais reutilizados. Esse é o objetivo, fazer com que as senhoras montem e ganhem o seu dinheirinho, pode vender na feira, pode vender na sua rua, um produto simples, bom e barato, e que a mulherada e os homens gostam, que é algo regional, algo próprio, algo bonito.”
Essas ações refletem o compromisso da Semas e das secretarias municipais em promover a educação ambiental e a sustentabilidade, aliadas ao desenvolvimento econômico local, ao capacitar a população para transformar resíduos em fonte de renda e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.