Desde que a cidade de Belém foi confirmada como sede da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro de 2025, o Pará tem ganhado destaque internacional. Um dos reflexos desse interesse crescente é o aumento significativo de investimentos no setor turístico do estado, como o recente anúncio da Wyndham Hotels & Resorts. A gigante hoteleira revelou seu primeiro empreendimento de multipropriedade no Norte do país: o Guará Forest Resort, localizado em Castanhal, a cerca de uma hora da capital paraense.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Wyndham e o Guará Acqua Park, parque aquático que será a âncora do empreendimento. Com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 400 milhões, o resort contará com um investimento de R$ 110 milhões para sua construção, financiados também pela VR4 Share. O lançamento do Guará Forest Resort foi oficializado durante a Adit Share deste ano.
Segundo Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Wyndham para a América Latina e Caribe, o empreendimento em Castanhal reforça a estratégia da rede em expandir sua oferta de multipropriedade no Brasil, onde já possui casos de sucesso como o Wyndham Olímpia Royal Hotels e o Wyndham Gramado Termas Resort & SPA.
“A multipropriedade é um segmento importante para nós, pelo conhecimento que temos. Isso facilita a venda de projetos e ajuda na expansão deste modelo. Temos 23 contratos assinados para esse tipo de negócio, que contribui para o crescimento do turismo e criação de novos destinos”, afirmou Maria Carolina.
A escolha da bandeira Wyndham Garden para o Guará Forest Resort foi estratégica, devido à sua ênfase em sustentabilidade e sinergia com a região. “É uma marca que se integra perfeitamente ao ambiente, exaltando a cultura local com elementos em pedra e madeira”, acrescentou a executiva.
Projeto Ambicioso e de Olho no Mercado Internacional
O Guará Forest Resort, primeiro empreendimento de multipropriedade da Wyndham no Norte do país, já nasce com ambições internacionais. Fernanda Magalhães, sócia do Guará Acqua Park, destaca que o resort é a realização de um sonho.
“Queremos enaltecer o Pará com o melhor que o estado tem a oferecer. Optamos por um prédio horizontal, com 850 metros quadrados de área construída e no máximo dois andares, para proporcionar uma maior integração com a natureza”, explicou.
As acomodações em formato de bangalôs são outro diferencial, projetadas para oferecer uma experiência próxima à natureza. O resort contará com 162 unidades habitacionais (UHs) e previsão de inauguração em 2028, com 5 mil cotas disponíveis para venda. Desde o lançamento do projeto, em junho, 300 frações já foram comercializadas.
Para a divulgação e venda das cotas, a estratégia inclui uma loja física dentro do Guará Acqua Park e uma forte aposta no digital. “O Guará Acqua Park recebe 220 mil visitantes por ano, sendo 55 mil apenas em julho. Precisávamos de uma bandeira internacional para alcançar a projeção que desejamos”, concluiu Fernanda Magalhães.
Com o Pará em alta e novos investimentos chegando, o estado se prepara para um futuro promissor no turismo, impulsionado pela COP 30 e por empreendimentos inovadores como o Guará Forest Resort.