A Embrapa Amazônia Oriental está participando da 55ª Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac 2024), que teve início no último dia 31 de agosto e segue até 8 de setembro no Parque de Exposições João Coelho da Mota. O evento, que ocorre das 8h às 22h com entrada franca, conta com um estande especial da Embrapa, uma vitrine tecnológica e uma programação de palestras voltadas para culturas alimentares e Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Jamil Chaar El Husny, supervisor do Núcleo da Embrapa na região Bragantina, destaca que a presença da Embrapa na Expofac já é uma tradição. Este ano, o estande da instituição conta com a parceria do produtor Benedito Dutra e apresenta as mais recentes cultivares de feijão-caupi, lançadas em 2023, além da distribuição de manivas-sementes como parte do projeto Reniva. “No Modelo Rural, que é fruto de uma colaboração com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), estamos expondo 17 cultivares de alimentos e grãos, incluindo feijão-caupi, alface, gergelim, trigo e alimentos biofortificados”, explica Jamil.
Palestras sobre Sistemas Agroflorestais
Nesta quarta-feira, 4 de setembro, duas palestras voltadas para os Sistemas Agroflorestais integram a programação técnica da Expofac. Às 8h30, o pesquisador Rafael Alves, da Embrapa Amazônia Oriental, discutirá o uso de fruteiras em SAFs e como essa prática pode aumentar a produtividade e a lucratividade. Em seguida, às 9h30, o técnico Edilson Braga abordará o manejo agroecológico em SAFs. Ambas as palestras são abertas ao público e prometem enriquecer o conhecimento dos participantes sobre práticas sustentáveis na agricultura.
A Expofac 2024 segue até o dia 8 de setembro, oferecendo uma rica programação para produtores e o público em geral, com foco em inovação e sustentabilidade no campo.
Assista:
Ver essa foto no Instagram