Na última segunda-feira (10), a Casa de Cultura de Castanhal foi palco de um importante encontro técnico promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com apoio da Secretaria de Cultura de Castanhal. O evento reuniu interlocutores da Região Turística Amazônia Atlântica Guamá, englobando representantes dos municípios de Marapanim, Curuçá, Colares, São Caetano de Odivelas e São Miguel do Guamá, para discutir ações de fortalecimento das instâncias de governança regionais e a regionalização do turismo nos próximos anos.
Durante a reunião, diversos temas foram abordados, incluindo as oportunidades que a COP 30 pode trazer para a região, o Mapa do Turismo, e a realização de um inventário turístico. Além disso, foram apresentadas propostas de pesquisa, roteirização turística integrada e levantamento de experiências e produção associada, com o objetivo de estruturar os destinos turísticos da região.
Cleber Gomes, turismólogo da Setur e interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo no Pará, destacou a importância do evento. “A apresentação desse projeto dos municípios que compõem o Mapa Brasileiro de Turismo representa uma ação de apoio à gestão do turismo municipal no sentido de promover a integração e o desenvolvimento do turismo dessa importante região, bem como fortalecer parcerias e trocar experiências entre os municípios participantes”, afirmou Cleber.
Além da agenda técnica, o encontro também discutiu a relevância dos municípios da região, que possuem uma variedade de serviços e atrativos naturais e culturais, tornando a região uma das mais importantes para o desenvolvimento do turismo no Pará. Entre os atrativos culturais mencionados, destacam-se as praias oceânicas como Marudá, Crispim, Algodoal, Romana, Abade, e Praia do Rato, além de balneários como Apeú, em Castanhal, o Memorial da Estrada de Ferro na Praça da Estrela, a própria Casa de Cultura de Castanhal e o tradicional carimbó, característico da região.
Atualmente, a Região Turística Amazônia Atlântica Guamá é composta por 18 municípios, mas apenas quatro deles estão presentes no Mapa do Turismo – Maracanã, Marapanim, Curuçá e Castanhal. Cleber Gomes destacou a necessidade de ampliar esse número. “Para reverter esse quadro e incluir mais municípios, utilizamos estratégias como a promoção de encontros e orientação técnica, tanto online quanto presencial, além da mobilização de atores para fortalecimento dos conselhos municipais, que é um dos principais critérios de inclusão”, explicou.
O evento reafirmou o compromisso dos municípios e da Setur em trabalhar conjuntamente para impulsionar o turismo na região, promovendo a integração e a valorização das riquezas culturais e naturais que a Amazônia Atlântica Guamá tem a oferecer.