Desde o mês de abril até junho deste ano, o Estado do Pará conquistou um avanço significativo no cenário turístico nacional com a inclusão de mais 20 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Essa iniciativa visa fortalecer o potencial turístico das regiões e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
Entre os novos municípios adicionados estão Altamira, Ananindeua, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Canaã dos Carajás, Castanhal, Curuçá, Dom Eliseu, Marabá, Marapanim, Medicilândia, Novo Repartimento, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Soure, Tomé-Açu, Ulianópolis e Vitória do Xingu. Com isso, o Pará passa a contar com um total de 54 municípios integrados no Mapa do Turismo, abrangendo todas as 14 Regiões Turísticas do Estado.
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enfatizou a importância dessa conquista: “É uma conquista significativa. Este avanço é resultado do trabalho de gestores locais, conselheiros municipais e nossa rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo. Estamos empenhados em consolidar o Pará como um destino turístico diversificado e bem estruturado, trazendo benefícios diretos às comunidades locais e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de nossas regiões, fortalecendo a gestão turística e promovendo as belezas e o potencial do nosso Estado.”
Além das novas inclusões, diversos municípios das regiões turísticas como Amazônia Atlântica Caeté, Amazônia Atlântica Guamá, Carajás, Belém, Araguaia, Capim, Lago de Tucuruí, Campos do Marajó, Tocantins, Rio Amazonas e Xingu tiveram seus cadastros renovados no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa).
Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, destacou a importância do trabalho colaborativo entre os interlocutores municipais e regionais do Programa de Regionalização do Turismo: “O reconhecimento desses esforços é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no Estado, através do engajamento local na promoção do setor.”
O Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta essencial do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), define as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas pelo Ministério do Turismo. A inclusão no Mapa demonstra que o município está estruturado em termos de gestão turística, permitindo acesso a benefícios como melhorias em infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turística.
Para mais informações sobre a inclusão de municípios paraenses no Mapa do Turismo Brasileiro, os interessados podem contatar a Setur pelo e-mail prtpara@setur.pa.gov.br.
Este é um passo importante para consolidar o Pará como um destino turístico de destaque no Brasil, beneficiando tanto os visitantes quanto as comunidades locais.