“Sem documento a gente não consegue resolver nada! Quando a gente diz que não tem, fica difícil o negócio, as coisas não andam. E agora com documento, talvez as coisas possam clarear, né?!”. O desabafo emocionado de Marconios da Silva, morador em situação de rua, marcou a primeira edição do projeto “Defensoria Presente” no interior do estado, realizada nesta sexta-feira (20), em Castanhal, na sede do Núcleo Regional do Guamá.
A iniciativa, organizada pela Diretoria do Interior da Defensoria Pública do Pará, ofereceu diversos serviços gratuitos, como emissão de RG, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho digital, fotos 3×4 e até a negociação de débitos com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O projeto, já consolidado na Região Metropolitana de Belém, agora alcança o interior, proporcionando assistência jurídica e cidadania para quem mais precisa.
Marconios, que perdeu familiares e bens, chegou ao mutirão sem qualquer documento e saiu com uma nova esperança. “Com esses documentos eu vou tentar recuperar o que já perdi. Perdi mãe, irmã, casa, auxílio… perdi muita coisa!”, contou, visivelmente emocionado.
Coordenado pela defensora pública Ana Cláudia Cabral, o “Defensoria Presente” foi idealizado para acelerar o atendimento a cidadãos que aguardavam por serviços jurídicos e civis. “Escolhemos Castanhal para lançar a interiorização do projeto, que certamente trará ainda mais celeridade ao atendimento dos nossos assistidos”, explicou Ana Cláudia.
A ação contou com parcerias importantes, como a “Caravana do Consumidor”, do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), e a “Carreta de Direitos”, do programa Balcão de Direitos. Para Alba Aline, coordenadora do Núcleo Regional do Guamá, a escolha de Castanhal demonstra o compromisso da Defensoria com a população do interior. “Nosso objetivo é dar vazão às demandas represadas e garantir acesso pleno à justiça”, destacou.
A Defensoria Pública do Pará é responsável por garantir assistência jurídica integral e gratuita para quem necessita, promovendo os direitos humanos e a cidadania, com foco na conciliação e na defesa de seus assistidos em todas as instâncias.