Nesta segunda-feira, 19, uma operação conjunta da Polícia Civil do Pará e da Polícia Militar da Bahia resultou na prisão de um dos líderes de uma organização criminosa com forte atuação no estado da Bahia. O suspeito, que foi capturado em Castanhal, já possuía três mandados de prisão preventiva, expedidos pelas Comarcas de Itaberaba e Feira de Santana, na Bahia.
A operação foi conduzida pelo Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/SAL Castanhal) e pela Divisão de Homicídios de Castanhal (DH/Castanhal), em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Tático – Chapada da PMBA. Após receber informações de que o criminoso poderia estar escondido em Castanhal, as equipes de investigação iniciaram diligências e conseguiram localizar o suspeito, que estava foragido desde 2022, após escapar do Presídio de Feira de Santana.
De acordo com o delegado-geral de Polícia Civil do Pará, Walter Resende, a captura do suspeito foi resultado de um trabalho minucioso de monitoramento. “Após investigação que indicava que o suspeito poderia estar homiziado na cidade de Castanhal, as equipes de investigação do NAI e DH de Castanhal conseguiram identificar seu possível endereço, passando então a monitorar a residência do suspeito, até capturá-lo. Uma importante ação que contou com o apoio da equipe da polícia militar do estado da Bahia e conseguiu tirar das ruas mais um líder de organização criminosa”, destacou Resende.
O criminoso foi preso no momento em que chegava à sua residência, onde foi encontrado com uma arma de fogo calibre 38. Além dos mandados de prisão, ele também foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso.
A prisão representa um importante golpe contra o crime organizado, reforçando a importância da cooperação entre as forças de segurança dos estados para garantir a segurança da população.