Uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, trouxe à tona importantes discussões sobre a duplicação e a construção de viadutos e trevos rodoviários na BR-316, nos trechos que passam pelos municípios de Benevides, Santa Izabel e Castanhal, no Pará. O encontro foi promovido pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) após solicitação da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), por meio do Requerimento nº 37/2024.
O objetivo central da reunião foi discutir as medidas necessárias para melhorar a infraestrutura da rodovia, que tem sido palco de diversos acidentes fatais ao longo dos anos. “Inúmeros acidentes já aconteceram, pessoas e amigos que se foram, com sonhos interrompidos. Acho que deveria ter uma comissão de fiscalização para que as empresas de licitação tenham responsabilidade e entendam que uma obra tem começo, meio e fim. Se Deus quiser, muito em breve daremos esse pontapé inicial com as obras”, destacou a deputada Renilce Nicodemos.
Obras previstas
Durante a audiência, Braulio Fernando Lucena, coordenador geral de manutenção e restauração rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), anunciou que as obras de interseção alongada no km 23 da BR-316, em Benevides, estão previstas para começar ainda em agosto. Além disso, intervenções nos trechos do km 36, em Santa Izabel do Pará, e no km 111, entre Castanhal e Santa Maria do Pará, também estão em andamento, com início das obras estimado para 2025.
Lucena ressaltou que a malha rodoviária do Pará, administrada pelo Dnit, totaliza aproximadamente 3,8 mil quilômetros, com um investimento de R$ 1,3 bilhão em 2024. “A nossa perspectiva é de que isso seja realizado até o final deste ano, já com uma empresa contratada. Temos também vários outros contratos assinados”, afirmou.
Impacto econômico e social
Viviane Esse, secretária nacional de transporte rodoviário do Ministério dos Transportes, destacou a relevância das obras para a economia do Estado. Segundo ela, a cada R$ 1 investido em infraestrutura rodoviária, há um retorno de R$ 4. Além disso, essas obras têm um impacto direto na segurança pública e na saúde, ao reduzir o número de acidentes e melhorar as condições de tráfego.
O superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alan Bandeira, reforçou a necessidade de modernização da rodovia para evitar acidentes graves, que frequentemente ocorrem devido à ultrapassagem perigosa e ao excesso de velocidade.
Parceria entre governos
Representando o governador Helder Barbalho (MDB), o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Adler Silveira, enfatizou a importância da parceria entre os governos estadual e federal para melhorar a infraestrutura rodoviária do Pará. “Essas obras são fundamentais para a gente avançar. E não há uma malha rodoviária estadual de qualidade se não tiver uma malha rodoviária federal de qualidade”, afirmou.
O deputado federal Hélio Leite (União Brasil) também participou da audiência e comemorou a iniciativa, destacando que o requerimento reflete os anseios da população do nordeste paraense e é um passo importante para melhorar a qualidade de vida na região.