Uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, trouxe à tona importantes discussões sobre a duplicação e a construção de viadutos e trevos rodoviários na BR-316, nos trechos que passam pelos municípios de Benevides, Santa Izabel e Castanhal, no Pará. O encontro foi promovido pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) após solicitação da deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), por meio do Requerimento nº 37/2024.
O objetivo central da reunião foi discutir as medidas necessárias para melhorar a infraestrutura da rodovia, que tem sido palco de diversos acidentes fatais ao longo dos anos. “Inúmeros acidentes já aconteceram, pessoas e amigos que se foram, com sonhos interrompidos. Acho que deveria ter uma comissão de fiscalização para que as empresas de licitação tenham responsabilidade e entendam que uma obra tem começo, meio e fim. Se Deus quiser, muito em breve daremos esse pontapé inicial com as obras”, destacou a deputada Renilce Nicodemos.
Obras previstas
Durante a audiência, Braulio Fernando Lucena, coordenador geral de manutenção e restauração rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), anunciou que as obras de interseção alongada no km 23 da BR-316, em Benevides, estão previstas para começar ainda em agosto. Além disso, intervenções nos trechos do km 36, em Santa Izabel do Pará, e no km 111, entre Castanhal e Santa Maria do Pará, também estão em andamento, com início das obras estimado para 2025.
Lucena ressaltou que a malha rodoviária do Pará, administrada pelo Dnit, totaliza aproximadamente 3,8 mil quilômetros, com um investimento de R$ 1,3 bilhão em 2024. “A nossa perspectiva é de que isso seja realizado até o final deste ano, já com uma empresa contratada. Temos também vários outros contratos assinados”, afirmou.
Impacto econômico e social
Viviane Esse, secretária nacional de transporte rodoviário do Ministério dos Transportes, destacou a relevância das obras para a economia do Estado. Segundo ela, a cada R$ 1 investido em infraestrutura rodoviária, há um retorno de R$ 4. Além disso, essas obras têm um impacto direto na segurança pública e na saúde, ao reduzir o número de acidentes e melhorar as condições de tráfego.
O superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alan Bandeira, reforçou a necessidade de modernização da rodovia para evitar acidentes graves, que frequentemente ocorrem devido à ultrapassagem perigosa e ao excesso de velocidade.
Parceria entre governos
Representando o governador Helder Barbalho (MDB), o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Adler Silveira, enfatizou a importância da parceria entre os governos estadual e federal para melhorar a infraestrutura rodoviária do Pará. “Essas obras são fundamentais para a gente avançar. E não há uma malha rodoviária estadual de qualidade se não tiver uma malha rodoviária federal de qualidade”, afirmou.
O deputado federal Hélio Leite (União Brasil) também participou da audiência e comemorou a iniciativa, destacando que o requerimento reflete os anseios da população do nordeste paraense e é um passo importante para melhorar a qualidade de vida na região.
Pesso muito que em santa Isabel tenha esse viaduto, pois já perdi as contas de quantas pessoas já morreram nesse trecho entre santa Isabel sentido municipio de vigia.