Está oficialmente aberto o período que definirá quem irá concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Em Castanhal, o sexto maior colégio eleitoral do Pará, praticamente todos os partidos que anunciam pré-candidaturas à prefeitura já têm data marcada para a realização das suas convenções partidárias. O período, que teve início neste sábado (20), vai até até 5 de agosto.
Em Castanhal, por ordem cronológica, a primeira convenção será a do Partido Novo (NOVO), já nesta quinta-feira, 25 de julho. A convenção ocorrerá no Espaço Coutinho, no bairro da Nova Olinda, às 18h. O momento oficializará o nome do radialista Davi Rocha como candidato do Partido Novo na disputa pela Prefeitura de Castanhal. Na ocasião, também será anunciado quem será o vice de Davi.
Na sexta-feira, 26 de julho, é a vez do Partido Liberal (PL) realizar convenção. O evento está marcado para as 18h, no Rotary Club de Castanhal, no bairro Saudade I. Na ocasião, será oficializada a candidatura de Pedro Coelho à Prefeitura de Castanhal, além da apresentação dos candidatos ao cargo de vereador e vice-prefeito.
A convenção do União Brasil acontece dia 1º de agosto, às 18h, na Casa de Shows Paraíso, na Rua Pedro Porpino, no bairro Ianetama. O evento oficializa Hélio Leite como candidato a prefeito de Castanhal. O nome da vice na chapa é a Dra. Mylene Costa.
A convenção do MDB acontece dia 2 de agosto, às 18h, na Casa de Shows Paraíso, na Rua Pedro Porpino, no bairro Ianetama. O evento oficializa o atual prefeito Paulo Titan como candidato a prefeito de Castanhal para o próximo mandato. O nome do vice é Ênio Monteiro, o atual vice-prefeito do município.
Veja o calendário de Castanhal:
- Davi Rocha (NOVO): 25 de julho, às 18h, no Espaço Coutinho;
- Pedro Coelho (PL): 26 de julho, às 18h, no Rotary Club de Castanhal;
- Hélio Leite (União Brasil): 1º de agosto, às 18h, na Casa de Shows Paraíso;
- Paulo Titan (MDB): 2 de agosto, às 18h, na Casa de Shows Paraíso;
- Deybe Herege (PSOL): Não definido*;
- Rafael Galvão (PSDB): Não definido*;
*Conforme apuração até às 16h de domingo (21/07).
Agenda se intensifica nos últimos dias
Nos últimos dias do prazo, como de costume, a agenda de convenções se intensifica no município. A data para oficializar a candidatura à Prefeitura de Castanhal de Deybe Herege e Rafael Monteiro não foi confirmado até a tarde deste domingo (21) conforme apurado com os próprios candidatos através de suas respectivas redes sociais.
Partidos têm até o dia 15 de agosto para registros
Robério d’Oliveira, advogado especialista em direito eleitoral, explica que, após passar pelas convenções partidárias, os pré-candidatos passam a ser candidatos. Além disso, é permitida a deliberação sobre coligações e a escolha dos candidatos proporcionais (vereadores), além dos cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito).
“Caso mais de um filiado queira concorrer a um cargo majoritário, a escolha é feita através de votação interna entre os membros do partido presentes na convenção”, detalha.
Após as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar seus candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto e vai até o dia 5 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que acontece no dia 6 de outubro. Um segundo turno, no dia 27 de outubro, é possível em municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.