Um foragido do sistema penitenciário paraense morreu ao trocar tiros com a Polícia Militar na madrugada de sábado (13), em Castanhal. Outro detento foi recapturado na mesma operação. A ação ocorreu após a fuga de dez presos do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, na última quarta-feira (10).
De acordo com informações dos militares do 3° Batalhão de Missões Especiais (3° BME), vinculado ao Comando de Missões Especiais, a equipe recebeu, por volta de uma hora da madrugada, a informação de que os fugitivos estavam no bairro Jaderlândia. Em resposta, a PM acionou mais duas guarnições para reforçar a operação.
No local indicado, a equipe Tático 3 foi recebida a tiros e revidou. Reginaldo Silva Rodrigues Junior, um dos foragidos, foi baleado e levado para a UPA, mas não resistiu aos ferimentos. Durante a operação, Raimundo Rocha do Nascimento foi recapturado. Os policiais apreenderam um revólver calibre 32 com duas munições deflagradas.
A fuga do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na tarde de quarta-feira, está sendo investigada pela Delegacia de Crimes Funcionais (DECRIF). Seis policiais penais são suspeitos de facilitar a fuga e foram autuados conforme a Lei 9.099/9, por facilitação de fuga na modalidade culposa. Um dos policiais foi preso em flagrante por facilitação de fuga qualificada, pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade.
A Polícia Civil ainda não detalhou como ocorreu a facilitação da fuga, mas a investigação continua para esclarecer os fatos. Na noite de quarta-feira, um dos fugitivos foi localizado em Santa Izabel, e a polícia está investigando sua ligação com os demais detentos foragidos.
O Portal Mais Castanhal continuará acompanhando o caso para trazer novas atualizações sobre as investigações e capturas dos demais fugitivos.