Em uma ação conjunta entre a Delegacia de Castelo dos Sonhos e a Delegacia de Novo Progresso, a Polícia Civil do Pará deflagrou na última quarta-feira (10) a primeira fase da operação “Arce Purgatio”, visando combater o tráfico de entorpecentes e armamento que alimenta as atividades da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no Distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira.
A operação, que tem como objetivo desarticular o tráfico de drogas e armas na região, foi nomeada “Arce Purgatio” em referência à forte atuação das lideranças locais na distribuição de ilícitos no distrito. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de duas mulheres, sendo uma delas apontada como liderança local no tráfico.
“A primeira fase da operação foi concluída com êxito, demonstrando o compromisso da segurança pública em coibir crimes dessa natureza em Castelo dos Sonhos e em todo o Pará”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.
As investigações, conduzidas pelo delegado Marcelo Diniz, titular da Delegacia de Castelo dos Sonhos, com o apoio da Diretoria de Polícia do Interior, sob o comando do delegado Hennison Jacob, identificaram as principais lideranças envolvidas no tráfico na região.
Durante as buscas, foram apreendidos um tablete e diversos pacotes com substâncias análogas à maconha, pinos de cocaína, balanças de precisão, materiais utilizados para embalar as drogas e aparelhos celulares.
“A análise dos dados presentes nos celulares apreendidos já foi autorizada e permitirá a identificação de outros envolvidos, intensificando o combate ao tráfico de drogas em Castelo dos Sonhos”, afirmou o delegado Marcelo Diniz.
A operação “Arce Purgatio” segue em andamento, com o objetivo de desarticular completamente a rede de tráfico de drogas e armas no Distrito de Castelo dos Sonhos, garantindo a segurança da população local.