Uma carga de 4,7 toneladas de fogos de artifício, transportada em 4.450 caixas com destino a Castanhal, foi apreendida pela Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) nesta segunda-feira (7), na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Gurupi, em Cachoeira do Piriá. O valor estimado da mercadoria é de R$ 75.621,65.
A carga, que seguia de Santo Antônio do Monte (MG) para Castanhal, chamou a atenção dos fiscais após a apresentação de notas fiscais inconsistentes. "O motorista entregou apenas duas notas que não correspondiam ao volume transportado. Durante a verificação, encontramos um volume muito maior e, após pressão, ele apresentou outras notas para tentar justificar o transporte", explicou Gustavo Bozola, coordenador da unidade fazendária.
A análise dos documentos revelou que os destinatários eram pessoas físicas, mas o cruzamento de dados com o CPF e CNPJ mostrou que eles possuem empresas no Pará. "Havia indícios de sonegação fiscal, já que a operação buscava evitar o pagamento de impostos devidos", completou Bozola.
A apreensão reforça o trabalho de combate à sonegação e ao transporte irregular de mercadorias no estado. A Sefa segue investigando o caso para identificar possíveis responsáveis.
Postar um comentário