Capacitação reúne gestores de 16 municípios paraenses e aborda segurança viária, fiscalização eletrônica e municipalização do trânsito.

Capacitação reúne representantes de 16 municípios e aborda segurança viária, tecnologia e fiscalização

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) deu início, nesta quarta-feira (2), ao Curso para Gestores de Trânsito, realizado na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) de Castanhal. A formação tem como objetivo preparar técnicos para o planejamento, gestão e operação do trânsito nos municípios participantes.

Além de Castanhal, o curso conta com a participação de gestores de Colares, Igarapé-Açu, Curuçá, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santo Antônio do Tauá, São Francisco do Pará, Santa Maria, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Vigia, São Domingos do Capim e municípios da Região Metropolitana de Belém.

Ministrado por técnicos do Detran, o treinamento aborda segurança viária, sinalização, educação para o trânsito e fiscalização. O diretor técnico-operacional do órgão, Bento Gouveia, destacou a importância da municipalização do trânsito para reduzir acidentes.

"Onde os municípios assumem a gestão local, os índices de mortes são menores. Além de municipalizar, é fundamental capacitar os técnicos em educação, engenharia e sinalização", afirmou Gouveia.

Tecnologia como aliada

O técnico do Detran Manoel Costa ressaltou que a fiscalização eletrônica tem reduzido drasticamente acidentes. Desde 2021, o órgão ampliou o uso de radares, resultando em menos infrações em rodovias como a PA-391 (Belém-Mosqueiro) e acessos a Salinópolis (PA-324 e PA-124).

O prefeito de Castanhal, Hélio Leite, enalteceu a parceria com o Detran: "Precisamos unir esforços para um trânsito mais seguro, e este curso é um passo importante nessa missão".

O curso segue até sexta-feira (4), com temas como legislação, inovações em segurança viária e práticas para melhorar a fiscalização.

Deixe seu comentário